Limpeza de tartaro caes e gatos

Você escova os dentes do seu cão ou gato periodicamente? Aposto que assim como a maioria das pessoas, você até sabe da importância de cuidar da saúde bocal do seu pet, mas a correria do dia-a-dia e o stress te desencorajam a executar esta árdua tarefa.

O Tártaro é uma placa dentária formada pelo acúmulo de bactérias que produzem toxinas, e essas toxinas são as responsáveis pela gengivite.

Como a maioria dos cães e gatos não tem seus dentes escovados diariamente, essas placas vão se acumulando e calcificando com o passar do tempo. Essa calcificação pode afetar seriamente os dentes do animal, chegando até a cair. Além disso o Tártaro pode ser a porta de entrada para doenças graves nos órgãos internos dos pets.

Como é feita a Limpeza de Tártaro?

A Limpeza de Tártaro em Cães e Gatos deve ser realizada pela veterinária, pois na maioria dos casos é necessário o uso de anestesia geral, para que os dentes possam ser examinados um a um e todo o tártaro seja removido através de um aparelho.

Alguns pets possuem restrições quanto a anestesia, nestes casos existem produtos que podem ser utilizados, mas os mesmos são indicados pela veterinária de acordo com as condições do animal.

Meu cão tem tártaro…isso é perigoso?
Sim, a existência de tártaros na boca do seu cão pode representar um perigo para a saúde, ocasionando até doenças cardíacas. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar os tecidos de suporte do dente. Isso aumenta o risco de o animal perder os dentes afetados, dificultando a trituração de alimentos e podendo até influenciar na dieta do animal. Como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais como o coração, o fígado e os rins.

Como fazer a limpeza de tártaros?
A ‘limpeza dos dentes’ chama-se tartarectomia, que consiste na retirada das placas de tártaros com o auxílio de um aparelho de ultrassom ou manualmente com instrumentos odontológicos específicos. O animal é contido por anestesia inalatória, por ser mais segura, além de serem monitoradas suas funções vitais. É feito um protocolo de antibiótico terapia antes da tartaragem e logo após, matando assim o maior número possível de agentes que estão alojados no animal.